Dúvida sobre topologia

SOLVED
renanmonteiro
Here to help

Dúvida sobre topologia

Boa noite,

Gostaria de uma ajuda em uma dúvida. 

Estou para fechar uma implantação com a seguinte topologia, um firewall para que fará a conexão com a internet e um stack de MS350 como Core. 

Praticamente todo o L3 da rede ficara no Core, exceto a rede visitante.

Tenho uma rede de gerencia para os elementos meraki abaixo do core, e neste tenho a SVI para a rede de gerencia. Para comunicação do core com o firewall será utilizada um VLAN de transporte e uma rota default.

Minha dúvida, o IP de gerência do Core seria um IP da VLAN de transporte ? Ou teria que estender a rede de gerência com L3 para o firewall ? 

Obs. Para os demais elementos a VLAN de gerência sairia direto do core.

Obrigado

1 ACCEPTED SOLUTION
Bettencourt
Meraki Employee

Olá,

Penso que isto te vai ajudar: https://documentation.meraki.com/Architectures_and_Best_Practices/MX_and_MS_Basic_Recommended_Layer_...

Cria uma rota default no MS e aponta o gateway of last resort para o MX IP que corresponde à mesma subnet no MX.

Exemplo:

MX: VLAN 1 - 192.168.0.0/24 - MX IP 192.168.0.1

MS: VLAN 1 - 192.168.0.0/24 - SVI 192.168.0.2

MS static route: 0.0.0.0 -> 192.168.0.1

🤙

View solution in original post

1 REPLY 1
Bettencourt
Meraki Employee

Olá,

Penso que isto te vai ajudar: https://documentation.meraki.com/Architectures_and_Best_Practices/MX_and_MS_Basic_Recommended_Layer_...

Cria uma rota default no MS e aponta o gateway of last resort para o MX IP que corresponde à mesma subnet no MX.

Exemplo:

MX: VLAN 1 - 192.168.0.0/24 - MX IP 192.168.0.1

MS: VLAN 1 - 192.168.0.0/24 - SVI 192.168.0.2

MS static route: 0.0.0.0 -> 192.168.0.1

🤙

View solution in original post

Get notified when there are additional replies to this discussion.
Welcome to the Meraki Community!
To start contributing, simply sign in with your Cisco account. If you don't yet have a Cisco account, you can sign up.