Como primeiro post nesta comunidade eu gostaria de verificar se os colegas tem tido a mesma dificuldade que eu tenho quando estou conduzindo Site Surveys com os APs Meraki.
Depois de configurar o AP par ao mode Site Survey e salvar a configuração em sua página local, o AP reinicia e esta página me abre a possibilidade de configurar o canal e a potência de transmissão para cada frequência (2.4GHz e 5GHz) o que é excelente!
A dificuldade ocorre quando, depois de desligar o AP, reposicioná-lo em outro lugar e ligá-lo novamente, ele entra em um modo de Site Survey sem permitir as configurações manuais de canal e potência pois informa que nunca esteve conectado à nuvem e que precisa ter sido conectado pelo menos uma vez para poder abrir estas configurações. E para piorar a situação, por padrão ele desabilita o rádio de 5GHz e diminiu bastante a potência do rádio de 2.4GHz (cerca de 14 ou 17 dBm).
Observei este comportamento em diversos modelos (MR32, MR33, MR42).
Alguém sabe como contornar isso ou o por que isto ocorre?
Solved! Go to Solution.
Olá @LFigueredo
Caso muito interessante! O que acontece é o seguinte: o firmware que vem de fábrica com qualquer AP Meraki não é de modo algum o adequado para qualquer teste ou ambiente de produção. A primeira medida a ser tomada, então, é conectá-lo ao Dashboard, atualizar seu firmware à última versão e então usá-lo para os devidos fins (no seu caso, Site Survey). Daí então, o modo Site Survey deveria funcionar sem problemas, com as configurações locais como especificado na Local Status Page, e em ambas as bandas (2.4GHz e 5GHz).
Recomendo que comece verificando que seus APs estão na versão mais atual de firmware, e depois faça os testes/survey novamente. Caso os problemas persistam, por favor entre em contato com nossa equipe de suporte e veja o que eles têm a dizer. É muito fácil abrir um chamado com eles, mas caso precise saber mais, clique aqui.
Abraços!
Olá @LFigueredo
Caso muito interessante! O que acontece é o seguinte: o firmware que vem de fábrica com qualquer AP Meraki não é de modo algum o adequado para qualquer teste ou ambiente de produção. A primeira medida a ser tomada, então, é conectá-lo ao Dashboard, atualizar seu firmware à última versão e então usá-lo para os devidos fins (no seu caso, Site Survey). Daí então, o modo Site Survey deveria funcionar sem problemas, com as configurações locais como especificado na Local Status Page, e em ambas as bandas (2.4GHz e 5GHz).
Recomendo que comece verificando que seus APs estão na versão mais atual de firmware, e depois faça os testes/survey novamente. Caso os problemas persistam, por favor entre em contato com nossa equipe de suporte e veja o que eles têm a dizer. É muito fácil abrir um chamado com eles, mas caso precise saber mais, clique aqui.
Abraços!
Olá amigos, eu estou tendo o problema descrito tanto com o MR42E como com o MR33, primeiramente depois de algumas horas eu fiz o downgrade do firmware do AP para a versão 25.13 e tive acesso a config em modo survey, porém como comentado quando AP reseta ele perde, a alguma solução ? esta é mesmo a versão de firmware correta? e sobre o endereço ap.meraki.com/configure ? Existe algum guia confiavel para Survey com Ekahau?
Att
Alexandre Vianna
Redes Wireless Brasil