MX - Group policy não está exibindo a rede no horário agendado

BrunoLorenzetti
Here to help

MX - Group policy não está exibindo a rede no horário agendado

Olá pessoal, tudo bom? 

 

Por favor, estou passando por uma situação onde o agendamento (Schedule) para liberação de uma rede não está sendo exibida no horário que foi configurado para ser liberado:

Group policies configuration - Meraki Dashboard.png

Verifiquei que esse problema era para ter sido corrigido na versão 16.16.6 do MX, conforme imagem:

firmware Upgrade Manager - Meraki Dashboard.png

No entanto, mesmo após o upgrade para a versão recomendada o problema ainda persiste, ou seja, a rede não está sendo exibida no horário programado.  

Por favor, alguém já teve esse problema ou há uma solução de workaround para isso? Se alguém puder ajudar eu agradeço. 

Obrigado!
Abraços. 

------------------------------------------
Bruno Lorenzetti
CCNA R&S
Found this helpful? Kudo me
13 REPLIES 13
alemabrahao
Kind of a big deal
Kind of a big deal

Tudo bem @BrunoLorenzetti ,

 

Você alterou a time zone em network-wide > General em sua network?

 

 

alemabrahao_0-1666623486209.png

 

 

 

 

I am not a Cisco Meraki employee. My suggestions are based on documentation of Meraki best practices and day-to-day experience.

Please, if this post was useful, leave your kudos and mark it as solved.

Olá @alemabrahao, tudo bom?

Verifiquei e está tudo correto a time aparentemente:

General - Meraki Dashboard.pngtime zonetime zone

------------------------------------------
Bruno Lorenzetti
CCNA R&S
Found this helpful? Kudo me

Certo, eu ainda não entendi muito o problema. Pode detalhar um pouco mais? Todas as opções possíveis para configurar estão ok pelo que vejo pela imagem.

I am not a Cisco Meraki employee. My suggestions are based on documentation of Meraki best practices and day-to-day experience.

Please, if this post was useful, leave your kudos and mark it as solved.

Vamos pegar segunda-feira como exemplo:

 

alemabrahao_0-1666624955759.png

Ali você está dizendo que das 07:00 até as 20:00 horas sua group policy vai estar habilitada nos demais horários ela será desabilitada e dessa forma será aplicado aos clientes o que estiver configurado na regra default.

 

alemabrahao_1-1666625197537.png

 

When scheduling is enabled, clock icons next to policies indicate that the respective policy will only be enforced according to the schedule configured below. Outside of the scheduled hours of enforcement, the network default policy will be used.
I am not a Cisco Meraki employee. My suggestions are based on documentation of Meraki best practices and day-to-day experience.

Please, if this post was useful, leave your kudos and mark it as solved.

@alemabrahao 

Temos um cliente que ele optou por disponibilizar/liberar uma rede (SSID) em um determinado horário durante a semana, conforme imagem de Schedule que enviei a cima. 

No entanto, esse SSID não está mais aparecendo no horário que foi programado para aparecer, veja uma evidência: 

problema_persiste-2.png

 

O SSID específico ("cowork") não está mais sendo mostrado nas redes disponíveis no horário que foi programado para ser liberado. 

------------------------------------------
Bruno Lorenzetti
CCNA R&S
Found this helpful? Kudo me

Ha,

 

Para SSID não é configurado via group policy e sim em Wireless > Configure > SSID availability.

 

Dá uma conferida como estão as configurações lá:

 

alemabrahao_0-1666625867905.png

 

E também se não está aplicada alguma tag que limite em quais APs o SSID deve ser divulgado.

 

 

I am not a Cisco Meraki employee. My suggestions are based on documentation of Meraki best practices and day-to-day experience.

Please, if this post was useful, leave your kudos and mark it as solved.

@alemabrahao 

Verifiquei as configurações SSID availability e validei que de fato há tags que estão sendo aplicadas nos 5 APs do ambiente, mas no meu entendimento parecem estar corretas:

SSID availability - Meraki Dashboard.png

 

Será que há algo de errado que está impedindo que esse SSID seja divulgado no horário agendado? 

------------------------------------------
Bruno Lorenzetti
CCNA R&S
Found this helpful? Kudo me

Bem, posso afirmar que não está relacionado com aquele Bug, pois é um Bug para os MXes e esse schedule em específico é para os MRes. Fiz um teste em meu ambiente de Lab e realmente parece estar com problema, mas no relese notes das versão do MR não tem nada descrito, então sugiro desabilitar o schedule e abrir um case com a Meraki relatando o problema.

 

Eu vou fazer mais uns testes, mas acredito que seja algo possível de se resolver somente com o suporte.

 

 

I am not a Cisco Meraki employee. My suggestions are based on documentation of Meraki best practices and day-to-day experience.

Please, if this post was useful, leave your kudos and mark it as solved.

Atualizando, eu testei novamente desabilitando o schedule e habilitando novamente e  parece ter funcionado. Eu estou atualizando para a ultima versão estável (28.7.1) também para validar o comportamento.

I am not a Cisco Meraki employee. My suggestions are based on documentation of Meraki best practices and day-to-day experience.

Please, if this post was useful, leave your kudos and mark it as solved.

Tudo certo aparentemente:

 

alemabrahao_0-1666628806160.pngalemabrahao_1-1666628956193.pngalemabrahao_2-1666629009127.png

 

I am not a Cisco Meraki employee. My suggestions are based on documentation of Meraki best practices and day-to-day experience.

Please, if this post was useful, leave your kudos and mark it as solved.

@alemabrahao 

 

Muito obrigado por todas as informações e também pelos testes que realizou. 

Eu validei que a versão atual dos MRs do ambiente é a versão 28.7.1 também, que é a mais estável hoje. 

 

Você desabilitou e habiltou novamente o schedule e funcionou? 

------------------------------------------
Bruno Lorenzetti
CCNA R&S
Found this helpful? Kudo me

Isso, desabilitei e esperei o SSID ficar visível e então depois habilitei novamente.

I am not a Cisco Meraki employee. My suggestions are based on documentation of Meraki best practices and day-to-day experience.

Please, if this post was useful, leave your kudos and mark it as solved.

Vou sugerir essa ação e retorno com um status aqui se surtiu efeito. 

 

Mas de qualquer forma, irei abrir um case com a Meraki relatando esse problema.

 

Obrigado @alemabrahao por responder e pelo apoio até o momento.

------------------------------------------
Bruno Lorenzetti
CCNA R&S
Found this helpful? Kudo me
Get notified when there are additional replies to this discussion.
Welcome to the Meraki Community!
To start contributing, simply sign in with your Cisco account. If you don't yet have a Cisco account, you can sign up.
Labels