Z1 com opção de 2a Internet na LAN4

TheUnF
Getting noticed

Z1 com opção de 2a Internet na LAN4

Tenho um Z1 a alguns anos e percebi a meses que a opção de configurar a LAN4 como segundo link Internet aparece disponível.

Pessoal do suporte diz que é um bug de função da linha MX que está aparecendo no Z1, que o Z1 continua não suportando isso, etc.

Só que testei com outro link e o modem 4G USB e funciona sim! Vejam só :

a) Internet com Vivo Fibra em bridge

b) Lan4 configurada como Internet e conectada a um modem/router físico com chip 3G

c) Porta USB do Z1 conectada a um modem usb 4G

Teste:

1) Desconecto a porta do Vivo Fibra : o tráfego de internet passa a sair pela LAN4

2) Desconecto tanto a porta Internet e a conexão da Lan4 : o tráfego de internet passa a sair pelo modem USB

Observem na imagem abaixo que mesmo com a última versão, a opção de 2o link internet na LAN4 continua aparecendo :Screen Shot 2018-08-29 at 04.18.54.png

3 REPLIES 3
AlessandroLima
Conversationalist

Olá TheUnF,

Bastante útil esta informação porque já tive clientes perguntando por esta contingência e a informação era de que apenas a linha MX fazia isto.

Pergunta: Existe alguma regra de WAN Fail Over que possa ser customizada nesta topologia ou nos seus testes ficou clara a sequencia de prioridade adotada pelo Z1? Eu imagino que automaticamente o Z1 eleja a sua 'WAN1', 'WAN2' e 'WAN3', no sentido de escolher por onde sairá o fluxo em caso de falhas em alguma interface, mas gostaria de ouvir suas considerações neste cenário.

Grato por compartilhar.

Infelizmente não estou com o setup ainda ativo e não realizei testes mais extensos como incluir vpn na equação, regras específicas, etc.

Posso apenas agregar informando que tenho o download e uso de Betas ativo e estou na última versão.

Leosambrana
Meraki Employee
Meraki Employee

Interessante teste.

Quando você desconecta o link WAN reparou se o NAT passa a ser realizado no modem? Pois as  portas LAN funcionam como um switch, se seu dispositivo faz NAT, esse comportamento é esperado. 

A primeira informação confere. Essa funcionalidade NÃO é suportada no Z1, portanto, para usar em casa num teste,ok... em cliente não recomendaria.

abs. 

Get notified when there are additional replies to this discussion.
Welcome to the Meraki Community!
To start contributing, simply sign in with your Cisco account. If you don't yet have a Cisco account, you can sign up.