Z1 com opção de 2a Internet na LAN4

TheUnF
Getting noticed

Z1 com opção de 2a Internet na LAN4

Tenho um Z1 a alguns anos e percebi a meses que a opção de configurar a LAN4 como segundo link Internet aparece disponível.

 

Pessoal do suporte diz que é um bug de função da linha MX que está aparecendo no Z1, que o Z1 continua não suportando isso, etc.

 

Só que testei com outro link e o modem 4G USB e funciona sim! Vejam só :

  a) Internet com Vivo Fibra em bridge

  b) Lan4 configurada como Internet e conectada a um modem/router físico com chip 3G

  c) Porta USB do Z1 conectada a um modem usb 4G

 

Teste:

  1) Desconecto a porta do Vivo Fibra : o tráfego de internet passa a sair pela LAN4

  2) Desconecto tanto a porta Internet e a conexão da Lan4 : o tráfego de internet passa a sair pelo modem USB

 

Observem na imagem abaixo que mesmo com a última versão, a opção de 2o link internet na LAN4 continua aparecendo :Screen Shot 2018-08-29 at 04.18.54.png

 

 

 

3 REPLIES 3
AlessandroLima
Conversationalist

Olá TheUnF,

 

Bastante útil esta informação porque já tive clientes perguntando por esta contingência e a informação era de que apenas a linha MX fazia isto.

 

Pergunta: Existe alguma regra de WAN Fail Over que possa ser customizada nesta topologia ou nos seus testes ficou clara a sequencia de prioridade adotada pelo Z1? Eu imagino que automaticamente o Z1 eleja a sua 'WAN1', 'WAN2' e 'WAN3', no sentido de escolher por onde sairá o fluxo em caso de falhas em alguma interface, mas gostaria de ouvir suas considerações neste cenário.

 

Grato por compartilhar.

 

 

Infelizmente não estou com o setup ainda ativo e não realizei testes mais extensos como incluir vpn na equação, regras específicas, etc.

 

Posso apenas agregar informando que tenho o download e uso de Betas ativo e estou na última versão.

Leosambrana
Meraki Employee
Meraki Employee

Interessante teste.

 

Quando você desconecta o link WAN reparou se o NAT passa a ser realizado no modem? Pois as  portas LAN funcionam como um switch, se seu dispositivo faz NAT, esse comportamento é esperado. 

 

A primeira informação confere. Essa funcionalidade NÃO é suportada no Z1, portanto, para usar em casa num teste,ok... em cliente não recomendaria.

 

abs. 

Get notified when there are additional replies to this discussion.